quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Passo-a-Passo Como fazer uma Tilda

Olá para todos, como muitas de vocês sabem, este ano me mudei da minha casa em Brasília para um apartamento aqui em Recife, ou seja mudei de cozinha e estou preparando uma Tilda para decorar a minha nova cozinha.
Hoje vou ensinar como faço minhas Tildas, próxima postagem ensinarei a roupa com molde.




Antes de tudo, a foto dessa Tilda acima é do livro Sew Pretty Homestyle.



Esse molde também é do livro Sew Pretty Homestyle. Para você ter o tamanho original basta salvar a foto do molde no seu computador.



Hehe, costumo colocar uma música para tocar enquanto trabalho em minhas artes.



Acompanhada de minhas gatinhas e uma Coca bem geladinha.
O corpo da boneca deve ser feito com tecido 100% algodão cru.



Recorte o molde em uma cartolina.



Em seguida dobre o tecido de algodão cru, coloque por cima o molde e risque com um lápis ou caneta de ponta fina.



Recorte o tecido pois você vai trabalhar na costura e quanto menos tecido levar para máquina melhor para o acabamento.



...E antes de costurar, coloque alfinetes.



Essa parte é extremamente importante. Costure exatamente em cima da risca do molde.
 


Em seguida, recorte o molde e picote com cuidado para não abrir a costura.
Esse picote é importante para que as curvas da sua boneca não fiquem repuxadas.



Aqui está todas as partes da boneca, você precisa agora de um espeto de churrasco para virar ao lado direito cada peça.



Em seguida passe a ferro.



Use o mesmo espeto de churrasco com pequeno chumaço (Fibra de Poliéster Siliconizadas) e introduza nas peças já passadas a ferro.
Uma dica, para que sua boneca não fique com "celulite", esse chumaço não deve ser apertado como um cotonete e sim frouxo, mas isso não significa que você deve colocar pouco enchimento, muito pelo contrário, quanto mais durinha sua boneca ficar melhor.



Se você desejar que sua boneca se sente então nesta altura pare de introduzir a fibra de silicone, costure e acabe de encher a perninha da boneca, esse processo serve  se por acaso você desejar que sua boneca também vire os braços

Prefiro sempre usar linha de crochê e agulha grossa para costurar os membros ao torax.



Siga a linha da costura, aonde estou marcando com o dedo, e dê pontos exatamente como está na foto acima.



Dessa forma fica mais fácil costurar cada perna.



Ao costurar a segunda perna no corpo verifique se os joelhos estão paralelos.
Uma dica é posicionar um livro nos pés da boneca, note na figura acima como os joelhos ficaram paralelos assim a boneca não fica com uma perna maior que a outra.



Outra dica, quando acabar a costura, introduza a agulha no corpo para depois então cortar a linha.



Para o primeiro braço, observe bem o local para que sua boneca tenha pescoço. Para o segundo braço basta introduzir a agulha até o outro lado do corpo.



Hahaha, pensou que sua Tilda ia ser um fantasma branquelo?



Use tinta para tecido na cor pele, rosa e marrom. Misture, veja se está na tonalidade desejada e acrescente o mínimo possível de água, mas ao mesmo tempo coloque a quantidade que dê para pintar toda a boneca.



Vamos agora deixar ela secar e na próxima postagem então convido todas vocês para finalizarmos nossa Tilda. =)

Continuação, clique AQUI

Obrigada pelos doces comentários.

26 comentários:

  1. Fernanda querida muito obrigada pelo pap da Tilda!eu estou aprendendo agora e suas dicas pra mim foram muito valiosas!! vou aguardar para ver o pap da roupinha.

    bjos e bom dia

    Sue.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho o dom, fico só observando e admirando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei o Passo a passo!

    Beijos da sua amiga que te gosta muito
    Andrea

    ResponderExcluir
  4. Fernanda parabéns pelo pap.
    Adorei,aprendi mais com suas dicas.As pernas mesmo,eu costurava de uma forma diferente e menos fácil.(não tenho livros).
    Obrigada.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi fer!
    Adorei a dica da tinta, bem melhor nessa cor!
    Beijos!!!
    www.ateliepequeninaartes.com

    ResponderExcluir
  6. Olá muito bom conhecer mais uma amaiga...Obrigada pela visita...linda sua Tilda...BJS....

    ResponderExcluir
  7. Fernanda adorei o passo a passo eu nunca imaginei que se usava tinta só você mesmo ,que é uma arteira profissional ,quando eu tiver meus tecidos vou tentar fazer ,a se vou bjss e boa música também amo ouvir uma musiquinha quando estou fazendo os trabalhos domésticos

    ResponderExcluir
  8. Ahhh fernanda eu entendi tin tin por tin tin tão bem explicadinho, obrigada viu por compartilhar com a gente, tenho certeza que ficará linda pois seus trabalhos são super profissionais, lindos

    bjinnhos p vc

    rose jp

    ResponderExcluir
  9. Una explicación estupenda.
    Muchas gracias por la felicitación a mi madre.
    Besitos guapa

    ResponderExcluir
  10. Io sono veramente innamorata di questa bambola e ho desiderato tanto avere il modello per provare a farne una, quindi ti ringrazio per questo tutorial che trovo fantastico! Avrei una omanda da farti, quanto è grande ogni parte del corpo in centimetri? Non riesco a capirlo dallo schema.
    Grazie di tutto,
    Mely

    ResponderExcluir
  11. ola querida!!!que linda musica. adoro tildas, mas nunca me animei

    em faze-las. Depois do teu ppasso, acho que vou começar. parabens po

    r teu desprendimento de ensinar, admiro muito isso nas pessoas gene

    rosas, Deus abençoe muito tuas deliciosas maõs, gde abraço,kharin

    ResponderExcluir
  12. Fernanda ,o melhor passo de tilda da internet.Parabéns!Que bom que ainda existam pessoas como você...Vou tentar fazer a minha.Bjs.,Marlene.

    ResponderExcluir
  13. fernanda adorei a tua aulinha net bem explicadinha parabens. meu nome nira porto alegre

    ResponderExcluir
  14. Não há como agradecer por toda a felicidade que vc tem proporcionado as fãs de Tildas como eu, antes era só um sonho, mas agora estou tentando fazer minha propria Tilda,

    Obrigada

    Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Você não existe, aliás, existe sim e suas dicas são excelentes. Nuca fiz uma Tilda, mas tentarei fazer e depois posto pra vc dar uma olhada. Parabéns e muito obrigada por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  16. seus trabalhos sâo lindos!!!!!parabêns estou ansiosa para ver os próximos passos....nunca fiz uma tilda mais vou tentar...

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. parabéns pelo seu trabalhos! são lindos meu sonho é fazer uma tilda, gostaria de saber se pode fazer na mão visto que não tenho máquina de costura ,ja estou te seguindo bjs fique com deus....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode. Você deve fazer os pontos bem juntinhos, só isso.

      Excluir
  19. OI Fernanda, também moro em Recife, na verdade, Aldeia-Camaragibe. Adoro bonecas, vou esperar a roupinha. To por aqui xeretando, você tem molde dela gordinha? Obrigada. Vera

    ResponderExcluir
  20. Olá Fernanda, vc não imagina a minha felicidade ao encontá-la, sempre que via uma boneca Tilda ficava imaginando como confeccioná-la e, como num "passe de mágica" aparece vc ensinando o passo a passo, hoje mesmo vou arriscar um molde para a minha primeira Tilda.Busquei e fiquei encantada com a história que envolve essa boneca, desde a sua origem até a sua característica principal- a simplicidade.Muito obrigado por tudo e em breve lhe mandarei notícias.Bjusss
    E parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu fiquei muito feliz em saber que ajudei. Desejo que a sua boneca fique bem bonita. Na livraria cultura você encontrará os livros tilda a venda.
      Abraço, Fernanda.

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Como você explica bem Fernanda!!! Adorei... Acho as Tildas um chame, quero fazer uma para enfeitar o meu cantinho Craft!!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...